Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

104° Aniversário da Aula Inaugural do CAO

 

AniversarioAulaInauCAO1

 

No dia 4 de abril, a EsAO realizou uma formatura alusiva ao 104º aniversário de sua aula inaugural, oportunidade na qual também se fez referência aos 105 anos de criação da Escola e os 100 anos de utilização da atual sede. A cerimônia contou com a participação dos antigos Comandantes, Gen Ex Tibau (Cmt em 1997-98) e Gen Div Castro (Cmt em 2004-06), além do Gen Bda Felipe, Diretor de Educação Superior Militar, e do Cel Marinho, antigo Subcomandante da EsAO.

No início do século XX, em decorrência das experiências vividas nos conflitos da época, o Exército verificou a necessidade de atualizar sua doutrina militar e buscou uma metodologia efetiva para o emprego da Força Terrestre.

Desta forma, a fim de estabelecer parâmetros para a reestruturação e modernização do Exército, foram enviados oficiais para missões no exterior com o objetivo de produzir conhecimento sobre as doutrinas militares utilizadas pelas principais potências militares da época, além de verificar a possibilidade de adequá-las à realidade brasileira.

Nesta Escola, os trabalhos foram inaugurados em 8 de abril de 1920, em sessão solene presidida pelo Ministro da Guerra João Pandiá Calógeras, com assistência de diversas autoridades. Inicialmente, a Escola teve sede no extinto 1º Regimento de Artilharia Montada, atualmente 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, na Vila Militar do Rio de Janeiro, tendo como seu primeiro Comandante o Major José Maria Franco Ferreira, que comandou a Escola até julho de 1920. Em seu primeiro ano de funcionamento formou 92 alunos, sendo 37 da Arma de Infantaria, 20 da Arma de Cavalaria, 28 da Arma de Artilharia e 7 da Arma de Engenharia.

Neste dia de celebração e reflexão, honramos não apenas o início da jornada da EsAO, mas também o legado deixado pelos nossos antecessores que moldaram a excelência desta Escola. Que esta data nos inspire a olhar para o passado com gratidão, para o presente com determinação e para o futuro com esperança, mantendo viva a chama deste santuário de profissionalismo!

 

AniversarioAulaInauCAO2

 

AniversarioAulaInauCAO3

 

AniversarioAulaInauCAO4

 

AniversarioAulaInauCAO5

 

AniversarioAulaInauCAO6

 

AniversarioAulaInauCAO7

 

AniversarioAulaInauCAO8

 

AniversarioAulaInauCAO9

 

AniversarioAulaInauCAO10

registrado em:
Fim do conteúdo da página