Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Generalidades:

Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Comunicações é um curso de pós-graduação lato-sensu para oficiais da arma de Comunicações oriundos da AMAN e tem como objetivo habilitar o oficial concludente a ocupar cargos e a desempenhar funções dos postos de capitão aperfeiçoado e de oficial superior, que não exijam a habilitação do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército, particularmente ao Comando de Organização Militar valor Unidade. Tem duração de dois anos, sendo o primeiro realizado à distância e o segundo de forma presencial.

Ao término da fase presencial, o discente recebe o título de capitão aperfeiçoado, tendo as suas competências profissionais alinhadas principalmente às demandas advindas da Era do Conhecimento, tais como as Operações no Amplo Espectro, a Guerra Cibernética e a Gestão Ambiental, bem como às diretrizes do Comando da Força e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, tais como o estudo da Estratégia, da História Militar, da Liderança, da Gestão, do Direito Internacional Humanitário e das Relações Internacionais.

Os capitães são aperfeiçoados com vistas à sua atuação no nível tático, estudando temas relacionados ao emprego dos elementos do poder de combate terrestre nas operações militares, com ênfase nas funções de combate comando e controle e fogos, em ambientes singulares, conjuntos, combinados e/ou interagências.


Público-alvo:

Capitães de carreira do Exército Brasileiro não aperfeiçoados, da Arma de Comunicações, designados pela Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM).

 


Finalidade do Curso:

Habilitar o oficial concludente do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais de Comunicações a ocupar cargos e a desempenhar funções dos postos de capitão aperfeiçoado e de oficial superior, que não exijam a habilitação do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército, particularmente ao Comando de Organização Militar valor Unidade, tendo as suas competências profissionais alinhadas principalmente:

  1. às demandas advindas da Era do Conhecimento, tais como as Operações no Amplo Espectro, a Guerra Cibernética e a Gestão Ambiental.

  2. às diretrizes do Comando da Força e do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, tais como o estudo da Estratégia, da História Militar, da Liderança, da Gestão, do Direito Internacional Humanitário e das Relações Internacionais.

 


Competências Profissionais:

a. Gerais:

  1. Comandar, chefiar ou dirigir OM valor Unidade ou Força-Tarefa Unidade nas Operações no Amplo Espectro, atuando em ambientes singulares, conjuntos, combinados e/ ou interagências.

  2. Executar atividades de assessoramento como membro de EM até o nível Grande Comando, para os cargos não privativos de oficiais do QEMA.

b. Específicas:

Comandar OM de Com e/ou GE nas Operações no Amplo Espectro, com ênfase na função de combate Comando e Controle, atuando em ambientes singulares, conjuntos, combinados e/ou interagências.

 

Fim do conteúdo da página