Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HISTORY OF THE CAPTAINS CAREER SCHOOL

a escola 1

                                        Current façade of the Captains Career School

 

  The need to update the military Ground Doctrine, a result of the experiences lived during the Canudos Campaign, has motivated the Brazilian Army to search for an effective methodology for the use of the Ground Force. In order to establish parameters for the creation of a modern Army, officers have gone on missions abroad to learn about the military doctrines used by other countries and to verify the possibility of adapting them to the Brazilian reality.
  The participation of the Brazilian militaries alongside French battalions during World War I and the success of France in the conflict have contributed to the decision to choose the French military Doctrine as the basis for the restructuring of the Brazilian Army. Thus, and under the guidance of the French Military Mission, the War Minister Brigadier General Alberto Cardoso de Aguiar, according to the Federal Decree number 13,451, in January 1919, created the Captains Career School (EsAO)

 

a escola 2

The French Military Mission, commanded by Gen Gamelin, has given birth to EsAO

 

  The school began its activities on April 8th, 1920, when it was set up in the barracks of the 1st Horse Artillery Regiment (now 15th Mechanized Cavalry Regiment). After 4 years in provisional facilities, the school was moved to where it stands now, at that time a modern pavilion built specifically for school purposes.

 

a escola 3

EsAO definitive facilities: Main Pavilion and Annex on the left, completed in 1924

 

  For almost a century, EsAO has fulfilled its mission of updating and expanding the knowledge of the young officers of the Brazilian Army. At the same time, officers from the Navy, Air Force, Military Police, and Friendly Nations passed through the school benches, exchanging experiences, strengthening ties, and establishing relationships between institutions and countries. Having already housed more than thirty thousand captains in progress throughout its history, EsAO became known within the Brazilian Army as the "Captain's House", and graduated until 2018 the following officers:

NATIONAL FORCE
Brazilian Army 29.460
Brazilian Navy 742
Brazilian Air Force 20
Military Police 38

 

FORCE MILITARY FORCES
Angola USA Peru

1.083

(total)

Argentina Guatemala Paraguay
Bolivia Guyana São Tome
Chile Honduras Senegal
Colombia Mexico Suriname
El Salvador Moçambique Uruguay
Equador Panama Venezuela

 A ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS HOJE


  A EsAO é um estabelecimento pertencente à linha de ensino Militar Bélica, subordinada diretamente à Diretoria de Educação Superior Militar, órgão  que orienta e fiscaliza as atividades da Escola em conformidade com as diretrizes do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

 

a escola 4

Visão aérea das instalações da Escola

a escola 5

1 - COMANDO

a escola 6

2 - CURSOS E AUDITÓRIO

a escola 7

3 - SALAS DE AULA

a escola 8

4 - VESTIÁRIOS

 

  A Escola é um espaço de discussão, atualização e divulgação da doutrina militar terrestre por onde passam todos os capitães de carreira do Exército Brasileiro, que, em cursos presenciais ou a distância, são capacitados para o desempenho de suas funções em situação de guerra.
  Para os oficiais da linha militar bélica (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Material Bélico) e de saúde (Médico) o objetivo da Escola é habilitá-los ao comando e a integrar estado-maiores de Organizações Militares nível Unidade, por meio do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) em nível de pós-graduação lato sensu.

 

a escola 9

Alunos em atividade no campo

 

  O CAO tem a duração de dois anos e é ministrado por meio de ensino a distância e aulas em sala, contando ainda com a realização de exercícios no terreno e simulação de combate de forma propositiva e demonstrativa.
  A EsAO desenvolve ainda o Curso de Mestrado Profissional (CMP) em ciências militares a discentes, ex-discentes e militares voluntários e aprovados em processo seletivo, oferecendo ao aluno as ferramentas para desenvolver um amplo debate doutrinário.

 

a escola 10

Banca de Mestrado da EsAO

 

  Além do curso destinado aos oficiais da linha de ensino militar bélico e saúde (médico), a Escola aperfeiçoa por meio do Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM), em regime de ensino a distância, os capitães oriundos das linhas de ensino militar científico-tecnológico, de saúde (dentista e veterinário) e complementar. Ao fim do curso esses oficiais estão capacitados para funções e cargos específicos de suas linhas de ensino nos postos de capitão aperfeiçoado e de oficial superior nas organizações militares do Exército.
  Atento às necessidades do corpo discente em dedicar-se aos estudos, o Comando da EsAO e a Divisão de Ensino empenham-se no planejamento, na coordenação e execução das atividades curriculares empreendidas durante os cursos. A Divisão Administrativa, por sua vez, investe em material de apoio e disponibiliza próprios nacionais residenciais no condomínio Vila Verde para o conforto dos alunos e seus familiares.

 

a escola 11

Vila Verde (condomínio residencial dos alunos)

 

  Durante o período de permanência na Escola os alunos são estimulados a conhecer o Brasil e, em especial, o Rio de Janeiro e seus pontos turísticos, com destaque para os sítios históricos do Exército Brasileiro e seus museus.
  Em função da importância da EsAO para o Sistema de Educação e Cultura do exército Brasileiro como vetor de propagação da doutrina militar terrestre, militares e civis de destaque realizam palestras e apresentações, visando ampliar o aspecto de conhecimento para fazer face às missões presentes e futuras da Força terrestre.

 

a escola 12

Palestra do Comandante do Exército para os alunos da EsAO

 

  Reconhecida por nações amigas como um centro de excelência de ensino militar, a EsAO recebe a visita de comitivas em suas instalações, com a finalidade de trocar informações relevantes de interesse das Forças, bem como conhecer as modernas e atuais metodologias de ensino aplicadas na Casa do Capitão.
  Atento à necessidade de maior integração e estreitamento dos laços com a sociedade, o Comando da EsAO convida universitários e veículos de comunicação a assistir as demonstrações de exercícios no terreno nas quais o conhecimento adquirido em sala de aula são colocados em prática.

 

a escola 13

Universitários em Exercício no Terreno da EsAO

 

  Com uma visão voltada para o amanhã a EsAO cumpre sua missão e o Capitão aperfeiçoado, vetor de difusão , leva os conhecimentos adquiridos para todo o Brasil. Assim a Casa do Capitão valoriza a história e capacita os integrantes do Exército Brasileiro para um futuro cada vez mais presente.


VISÃO DE FUTURO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

 

a. Ser reconhecido internacionalmente como um estabelecimento de ensino militar de referência no nível tático.

b. Ser reconhecido como um centro de excelência de doutrina e pesquisa científica, de nível tático, no âmbito das Forças Armadas Brasileiras.

a escola 14

EsAO: contribuir para a transformação do EB na preparação para os desafios futuros, mantendo os valores históricos da instituição.


 

CANÇÃO DA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO DE OFICIAIS

Letra: TC Inf Sebastião Waldemir Wanderley
Música: 2º Sgt Mus David Teodoro Correia / 2º Sgt Mus José Alves de Souza

 

 

 

Escola de aperfeiçoamento
Tua história, rica em tradições
A nação te confia o fundamento
Do futuro dos nossos capitães

Nasceste com a missão francesa
Gamelin, da criação, participou
Tua chama esteve sempre acesa
Nos momentos em que o Brasil necessitou

Refrão

Casa do capitão!
O teu lema, de trabalho e dinamismo
Se eleva, em cada coração
“Santuário de profissionalismo” (2x)

 

Semeias o ideal de um novo tempo
No peito do jovem varonil
Buscando despertar o sentimento
De lutar para a glória do Brasil

Refrão

Casa do capitão!
O teu lema, de trabalho e dinamismo
Se eleva, em cada coração
“Santuário de profissionalismo” (2x)

Fim do conteúdo da página